terça-feira, 25 de novembro de 2014

O bacalhau também é espiritual

Seres espiriuais, somos todos. Uns já tomaram consciência disso, outros ainda não.

Acho piada, confesso, quando ouço alguém dizer-me: "...porque eu sou muito espiritual!". Dá-me vontade de responder que o bacalhau também pode ser espiritual! hehehe (piada gastronómica...)

"Espiritualidade" virou moda. Nunca houve tanta gente "espiritual" como agora. Neste caso, entenda-se espiritualidade como sendo a prática de algo que visa desenvolver a nossa consciência.

Há cada vez mais pessoas a praticar yoga. Há cada vez mais interessados em meditação e inúmeros métodos diferentes para o fazer. O número de reikianos cresce a olhos vistos, já para não falar de montes de outros caminhos de auto-conhecimento, dos quais não falo, porque desconheço.

É bom haver vários caminhos, para que cada um possa escolher o seu.
Mas também é bom lembrar, que praticar meditação, yoga, reiki ou outra coisa "espiritual", não nos torna, necessariamente, melhores pessoas.

Para mim, desenvolvermos a nossa espiritualidade, significa aproximarmo-nos da Verdade. E, para mim, isso passa por derrubarmos as barreiras do nosso ego, que nos dão a ilusão de separação do que nos rodeia. O ego, que nos dá a idéia que "acabamos" onde a nossa pele acaba. O ego, que nos faz acreditar que existe um "eu" e um "tu", que estão separados. O ego, que nos faz dar importância ao que não tem.

Enfim, ego traz separação. Separação de "eu" e "EU", separação de "eu" e "tu", separação da natureza, separação da essência da vida...

Acho que, se estamos a desenvolver a nossa espiritualidade, seja qual for o caminho que escolhemos para o fazer, um sinal de que estamos a ir no bom caminho e de que as nossas práticas não estão a ser em vão, é sermos melhores seres humanos.

Querem ver a espiritualidade de alguém? Não se iludam com títulos de mestre, ou o que seja. Não se iludam com o número de formações e diplomas que alguém tem. Não se iludam com quantas horas medita por dia, ou se faz yoga todos os dias. Não se iludam com a forma,

Acredito que é na vida, no dia a dia, quando estamos mais "distraídos", que mostramos o nosso verdadeiro caráter.

Acredito que é na maneira como tratamos os outros, que mostramos a nossa espiritualidade, especialmente se esses outros são animais (chamados irracionais...) e pessoas com quem simpatizamos menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário