Ujjayí Pránáyáma
Como ontem, numa das aulas, estivemos a praticar bastante este exercício, hoje decidi escrever algo mais sobre ele.
This pranayama, called ujjayí, can be done while moving, standing, sitting or walking. It removes dropsy and disorders of the nadís and dhatu."
(Hatha Yoga Pradipika)
Ujjayí significa "vitorioso". Esta respiração é tão simples, que pode ser feita em qualquer posição, em qualquer momento da prática.
Execução:
- Sente-se numa posição confortável, ou deite-se, se preferir.
- Relaxe completamente o corpo e tome consciência da sua respiração.
- Durante alguns minutos, respire de forma profunda, suave e lenta, sempre pelo nariz. Observe atentamente a entrada e saída do ar.
- Para facilitar a execução, mantenha a boca fechada, mas os maxilares soltos e afastados. Língua descontraída.
- Contraia levemente a glote, como faz quando engole. Essa contração suave e parcial da glote, vai produzir um som, como se fosse um "ronco" suave, um "sussurro". O som não precisa ser alto, porque isso normalmente significa que se está a contrair demasiado, provocando desconforto e sensação de garganta arranhada.
- Tome atenção para que o som venha da garganta, não do nariz, ou do céu da boca.
Efeitos:
Aumenta a temperatura corporal; ajuda a concentração; actua sobre o sistema endócrino, tendo particular acção sobre a tireóide; reforça o sistema imunitário; excelente na prevenção de insónias e para gerir problemas cardíacos.
Muitas vezes, o ujjayí pránáyáma está associado à repetição do mantra, que é conhecido como o mantra da respiração, Soham: ao inspirar, repita mentalmente o som So e, ao expirar, repita mentalmente o som Ham. O mantra Soham, relaciona-se com o próprio som da espiração. Soham significa "aquele que eu sou", "eu sou a suprema realidade", "eu sou a essência"
Deixo-vos com dois bons vídeos.
Sem comentários:
Enviar um comentário