quarta-feira, 9 de julho de 2014

Obrigada a todos!

Há 18 anos atrás, desisti de um curso de gestão de empresas, onde não sei porque raio me meti, para ir para um curso de educação física. Um ano depois, desisti do curso de educação física, para me dedicar ao yoga.

Já praticava yoga há um tempinho e o meu professor queria que eu fizesse formação para dar aulas. 

Apesar de sempre ter tido uma intuição muito apurada, aprendi a confiar nela há pouco tempo. Tão forte quanto a minha intuição, era o meu lado racional. Ora, todos nós sabemos como, por vezes, o caminho que a intuição aponta, é tudo menos lógico! Usando a razão, analisando todos os dados, chegamos à conclusão que o caminho certo é o da direita, mas a intuição quer mandar-nos para a esquerda...
No entanto, apesar da minha tendência para racionalizar demais, no que toca à escolha do meu caminho de vida, deixei-me levar pela intuição. Foi tão forte a sensação de ser a escolha certa, o meu coração falou tão alto, que não houve como não ouvir. E obedeci!
Nunca me arrependi!
Os meus pais tinham as suas preocupações, como é obvio: "Oh filha, não era melhor tirares o teu curso, arranjares um trabalho e fazeres do yoga um hobby?", "Yoga??? Isso dá para viver???", etc, etc, etc. Compreendia que se sentissem com receio, por mim. Mas estava decidida. O coração, de facto, falava muito alto.
O meu lema era (e continua a ser): se fizermos um bom trabalho, conseguimos viver do que gostamos. E para fazermos um bom trabalho, temos de gostar do que fazemos. 
(Quando comecei a escrever, era para ser só um pequeno parágrafo...)
Bem, resumindo... Adoro o que faço! Uns podem gostar, outros não. Já diz o velho ditado: "Deus, que é Deus, não agradou a todos". Mas que faço o que faço de coração, lá isso é verdade. Se não faço melhor, é porque ainda não sei.

 Hoje, durante a aula do fim da tarde, fui invadida por uma sensação muito familiar: olhar para os meus alunos (que hoje até eram poucos, porque o efeito das férias de verão já se nota) e sentir-me imensamente grata por poder fazer o que faço. É tão bonito ver a "mudança" nas pessoas ao longo do tempo. A diferente postura que têm durante a prática (externa e interna), a maneira como se relacionam com os colegas, o modo como se relacionam com eles próprios e com as situações das suas vidas.
Aprendem a viver melhor. Aprendem a cuidar melhor de si a todos os níveis. Aprendem a viver de forma mais consciente. O corpo abre. A mente abre. Com "sorte", o coração abre. E é tão gratificante sentir-me parte desse processo!
Essa é uma das razões que me faz gostar tanto dos retiros que fazemos. Durante dois dias inteiros, tenho um grupo de pessoas à minha disposição, receptivas ao que tenho para dar. E é mesmo muito bonito ver a diferença deles quando chegam e quando saem. 
A diferença dos abraços, dos sorrisos, da entrega ao momento, da profunda partilha entre todos.
Enfim, abreviando o que já vai longo demais, hoje apeteceu-me agradecer a todos os que me permitem fazer o que faço. Um muito obrigada a todos os meus alunos, atuais ou antigos (para mim, são sempre os meus alunos), por me darem a oportunidade de aprender e crescer convosco e ter momentos tão lindos como os que vocês me proporcionam, mesmo sem saberem.

Às vezes gosto de partilhar a banda sonora que acompanha a minha escrita. Hoje, vai o vídeo e a letra, que é linda! Chama-se "Don´t be shy", do Cat Stevens. Neste caso, cantado por uma das minhas vozes favoritas, Eddie Vedder.
 

"Don't Be Shy"


Don't be shy just let your feelings roll on by
Don't wear fear or nobody will know you're there
Just lift your head, and let your feelings out instead
And don't be shy, just let your feelings roll on by
On by

You know love is better than a song
Love is where all of us belong
So don't be shy just let your feelings roll on by
Don't wear fear or nobody will know you're there
You're there

Don't be shy just let your feelings roll on by

1 comentário:

  1. tu és excelente no que fazes e tens o dom de o transmitir. Contigo e por tua culpa, descobri a paixão da minha vida, o verdadeiro caminho para a paz e o bem estar. Contigo vivi momentos inesqueciveis, horas de muito prazer. Muito obrigado e que o teu percurso seja um sucesso, porque és linda.

    ResponderEliminar