segunda-feira, 9 de março de 2015

Só o yoga é suficiente?




Hoje, durante a minha prática, lembrei-me de uma pergunta que algumas pessoas já me fizeram: "só o yoga não chega, pois não?". 

Já sabemos que os ásanas são muito mais que exercício físico, no contexto do yoga. No entanto, neste caso, estão a referir-se aos ásanas, enquanto exercício físico apenas e é sobre isso que hoje escrevo.

Quando me perguntam se o yoga é suficiente, o que querem saber é, se conseguem "estar em forma", praticando só yoga. Se conseguem aumentar a força e a resistência do corpo, se conseguem perder peso, etc.

E quando respondo a esta pergunto, lembro-me sempre do meu percurso...

Apesar de ter sido uma criança redondinha e preguiçosa, cujo desporto preferido era "dar ao dente", à medida que fui crescendo, fui descobrindo que gostava muito de exercício físico e de tudo o que está relacionado com o corpo humano. 

Até aos 17 anos, nunca tinha praticado nada a sério. Uma breve passagem pela natação, mais por vontade dos meus pais, do que minha, para aprender a nadar. E uns anitos de ténis, que foi o primeiro desporto pelo qual me apaixonei.

Aos 17 anos, entrei num ginásio pela primeira vez. Eu e uma amiga, motivadas pelas manias dos "emagrecimentos", decidimos começar a fazer musculação. Mal eu sabia que isso iria mudar a minha vida. Foi quando descobri o meu fascínio pelo corpo humano, pelo movimento, pelo exercício e tornei-me uma "fanática" do fitness. Desde treinos fortíssimos de musculação todos os dias, uma ou duas aulas puxadas de localizada por dia, aeróbica e step (que na altura estavam em alta), uma hora de corrida, capoeira, jiu-jitsu e yoga. Até aos vinte e qualquer coisa, foi assim. 

Hoje em dia, não teria nem tempo, nem força, nem pachorra, para tanto tempo dentro de um ginásio!!!! 

Foi nesse ginásio que conheci aquele que se tornou no meu primeiro professor de yoga. Praticava juntamente com uma amiga minha. Havia dias que íamos às 7h da manhã, outros dias, praticavamos à tarde. As aulas eram muito puxadas, até porque ele misturava outras coisas, para além do yoga. As aulas da tarde, especialmente, eram mesmo duras. Tinham hora para começar e não tinham hora para acabar. Entravamos tão limpinhas e alinhadas e saíamos roxas, com o cabelo desalinhado e suadas. Às vezes, até brincavamos a pensar no que os vizinhos deviam pensar, quando nos viam sair hehehe.

Ele costumava dizer-me: "Cácá, só o yoga chega-te, não precisas de fazer tanto exercício!". Mas, aqui a Cácá, ainda estava na fase do "mais é melhor". Além do mais, eu gostava tanto de tudo o que fazia... E com a energia dos vinte e pouquinhos, em que o corpo recupera tão rapidamente do esforço, eu andava feliz e contente. Se fosse hoje, já seria mais difícil!

Agora, olhando para trás, percebo que aquelas práticas de yoga eram mais que suficiente! Agora, olhando para o presente, continuo a achar que o yoga é mais do que suficiente.

Penso que o exercíco vai sempre fazer parte da minha vida, porque se não me mexo, não fico bem. Mas, para além de já não ter grande pachorra para ginásios, sinto que o meu corpo é muito mais feliz só com o yoga e umas caminhadas, ou corridas para completar.

Não estou a dizer para não fazerem atividade física, não quero que desistam do ginásio, se gostam de lá ir. Mas, se gostam do yoga e só praticam outro tipo de exercício, por acharem que "só o yoga não chega" para estarem em forma, então quero dizer-vos que estão enganados.

Com os ásanas, conseguimos força, resistência, flexibillidade, consciência corporal, correção postural, etc.

O que têm de ter em conta, especialmente os que acreditam que "só o yoga não chega", é que a maioria de vocês pratica apenas uma ou duas vezes por semana. E, as aulas, que já de si são curtas, não são apenas para fazer ásanas. 

Mas, se pegarem em práticas de ásana equilibradas, bem preparadas e as fizerem regualrmente, garanto-vos que passam a acreditar que as posturas do yoga, são um excelente exercício físico, seja qual for o vosso objetivo.

Umas boas práticas de yoga, regulares e algum trabalho cardiovascular e têm todo o exercício que precisam.

Não acreditem em mim. Experimentem!




Sem comentários:

Enviar um comentário