sexta-feira, 27 de março de 2015

Ujjayí pránáyáma

A pedido de alguns de vocês, cá está alguma informação sobre o ujjayí pránáyáma, exercício que acompanha as práticas.

Ujjayí pránáyáma - "respiração  vitoriosa" - é também conhecido como respiração psíquica, por conduzir a estados subtis de consciência.

A maneira mais fácil de aprender a executar esta respiração, é com a boca aberta: expire, esvaziando completamente os pulmões, sussurrando o som "ahhhh", com a boca aberta. Quando sussurramos, a mesma ação que suaviza a fala, cria o som no ujjayí. Depois, inspire, fazendo o mesmo, enchendo completamente os pulmões. Repita algumas vezes, prestando atenção à zona da garganta que contrai, quando produz o som "ahhh". Depois, faça o mesmo com a boca fechada. 

Assim começa o ujjayí pránáyáma. 

O som é uma parte importante do exercício. Ele dá à sua mente, algo em que se concentrar. Se se esquecer da respiração, o que tantas vezes acontece, o ujjayí pára. Ele tem de ser (re)criado a cada respiração, o que o obriga a concentrar na respiração. 

Se observar a sua respiração no dia a dia, perceberá que ela passa por muitas flutuações: ora é longa, ora é curta, ora é profunda, ora é superficial, ora é lenta, ora é rápida...

Todas estas variações, acontecem por stress físico (esforço físico, resultante das nossas tarefas do quotidiano) e psicológico. Acima de tudo, a qualidade da nossa respiração está intimamente relacionada com a nossa atividade mental - mente serena, respiraçãos serena; mente agitada, respiração agitada.
 
Ao fazer o ujjayí pránáyáma, controla a respiração, o que o ajuda a criar um padrão respiratório. Ao criar esse padrão, a mente segue-o.

Inicialmente, é habitual ser mais fácil fazer ujjayí durante a expiração. Por isso, para aprimorar o exercício, se tem dificuldade em fazê-lo, pode começar por trabalhar sobre a expiração. 

É importante lembrar que, como acontece com qualquer outra técnica, conquistar o ujjayí pránáyáma leva o seu tempo e a regularidade da prática é a chave para conseguir conquistá-lo.

Lembre-se também que a respiração deve ser tão suave e natural quanto possível, ao longo de toda a prática. No início, o som do ujjayí pode ser um pouco exagerado, devido a excessiva tensão na garganta. Com o tempo, ficará mais suave. Quando feito por um alguém experiente, o som pode ser audível apenas pelo próprio praticante.

Os principais benefícios do ujjayí pránáyáma, são:
- melhora a concentração na prática
- aumenta a temperatura corporal, o que é ideal para a prática de ásana
- elimina as fleumas
- fortalece o sistema nervoso
- acalma
- energiza
- melhora a ventilação dos pulmões
- melhora a qualidade da respiração.

 





 

1 comentário:

  1. Mais uma vez nos brindaste com uma explicação muito clara e sucinta. Obrigada é um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar