quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O minuto da gratidão



O final das aulas, quando unimos as mãos em frente ao peito, em anjali mudrá (podem ver o artigo escrito há duas semanas sobre anjali mudrá), é o meu "minuto da gratidão".

Desenvolver o sentimento de gratidão, é das melhores práticas diárias que podemos fazer. Em vez de alimentarmos as nossas constantes lamúrias, que não resolvem nada e aumentam a nossa (já crónica) insatisfação, que tal pararmos uns instantes para agradecer? 

Se esperamos que a vida seja um mar de rosas para agradecer, nunca o vamos fazer. Se esperamos que tudo seja como desejamos e que não haja problemas, para então podermos agradecer, nunca vamos ser gratos.

A gratidão é uma escolha, assim como a felicidade. É uma atitude que escolhemos ter perante a vida, independentemente das circusntâncias. Há pessoas que, aparentemente, têm tudo para ser felizes e não o são. Outras há que têm todos os motivos para andar de mal com a vida e são gratas pelo pouco que têm, porque podiam ter ainda menos.

Escolher a gratidão, praticá-la diariamente, é uma fantástica prática de yoga. Encontrar nos nossos dias o tal "minuto da gratidão". Só o facto de nos lembrarmos e pararmos um pouco para o fazer, já é um passo em frente que trará mudanças. 

Imaginam como a "vida se sente" quando apesar do tanto que nos dá, nós tanto nos queixamos?  Somos mal agradecidos... A maioria de nós, é muito afortunada. A maioria de nós, tem aquilo que muitos outros não têm. Mas as queixas continuam... E continuarão, enquanto estivermos demasiado focados só no nosso próprio umbigo e andarmos iludidos com coisas que achamos importantes, mas que não são assim tanto. 

Se tiverem dificuldade em pensar em algo pelo qual devem agradecer, observem se estão a respirar. Respiram? Então estão vivos! Vivos! E há maior milagre que a vida? Só por isso, devemos estar profundamente agradecidos. Enquanto estamos vivos, tudo é possível.
 
Experimentem agora. Sentem-se, fechem os olhos, foquem no coração. Respirem fundo, relaxem, criem espaço dentro de vocês, para que tudo o que de bom têm dentro, se possa manifestar. Deixem que, do coração, comece a jorrar o sentimento de gratidão sincero. Observem as sensações que vão surgindo. Quanto mais verdadeiro é esse sentimento de gratidão, melhor nos sentimos. Quanto melhor nos sentimos, mais vontade temos de agradecer. E entramos numa espiral de energia que nos expande e eleva.

Seja durante as aulas, seja quando acordam, quando vão dormir, ou quando vão lavar os dentes, parem uns segundos e agradeçam. Não importa quando o fazem, importa que o façam. E não deixem que a mente tagarela racionalize o momento, questionando o que vão agradecer, ou como. Não são necessárias palavras, o sentimento é que interessa.


Sendo que atraímos o que está na nossa sintonia, quando emanamos gratidão, atraímos mais coisas pelas quais nos vamos sentir gratos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário