segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Simplifiquem e pratiquem

Esta paixão de alguns anos, não esmorece com o tempo. Pelo contrário, renova-se a cada dia! Com o yoga tem sido assim. A cada dia que passa, a cada prática, sinto-me cada vez mais abençoada, por ter conhecido este caminho. 

Por vezes, é quando estamos mais na "mó de baixo", quando mais precisamos de fazer algo por nós, que temos menos vontade. Isso acontece comigo e vejo acontecer com muitas outras pessoas. Se estamos tristes, em vez de ouvirmos música alegre, ouvimos música que ainda nos põe mais tristes. Em vez de tentarmos pensar em coisas alegres, tendemos a pensar em tudo que de menos bom já nos aconteceu na vida e sentimo-nos uns "coitadinhos". Em vez de nos pormos a mexer, deixamo-nos dominar pela inércia, pela falta de vontade, que só nos levam cada vez mais para baixo. Quando mais precisamos fazer umas boas práticas, para arrumar a confusão interna, é quando menos praticamos. Num ou noutro momento, penso que isto já aconteceu com todos. Parece que há uma parte de nós que se alimenta das nossas emoções mais densas e até fica "contente" quando nós estamos tudo, menos contentes.

De que nos serve acumular ferramentas, se não as usarmos? Ele é workshops de meditação, de reiki, de yoga e mais mil e uma coisas que existem hoje em dia e que nem sei mencionar. Aprender é bom. Mas, em algum momento, vamos ter de escolher um caminho e seguir em frente sem olhar para trás. Senão, todas as coisas que aprendemos para o nosso auto-conhecimento e desenvolvimento enquanto seres, não passam de teoria. Não saem do domínio mental, nunca chegam a transformar-se em verdadeiro conhecimento, pois não são praticadas. 

Num dado momento da minha vida, tive de travar a minha curiosidade. Sempre fui "cusca", gosto de aprender sobre isto e sobre aquilo... Mas percebi que, tantas ferramentas dentro da mochila, só estavam era a entortar-me as costas e a abrandar o meu passo. Nestes últimos anos, em vez de acumular, dediquei-me a libertar pesos desnecessários. O yoga é mesmo o meu caminho.

Experimentem vários caminhos, até perceberem o vosso. Mas uma vez descoberto, sigam-no, sem distrações. Não queiram fazer tudo ao mesmo tempo, não queiram seguir todos os caminhos e mais algum, porque esse caminho, não leva a lado nenhum. Parece que andamos a fazer muito, mas não saímos do lugar. Simplifiquem...

Lembrem-se, seja yoga, ou outro caminho qualquer, o que importa, é passar da teoria, para a prática. Pratiquem, porque só assim verão os resultados, só assim aprenderão. E quando menos vos apetecer praticar, lembrem-se que, provavelmente, é quando mais precisam.








Sem comentários:

Enviar um comentário