terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ásana de hoje - Adhomukha Svanásana

Ásana de hoje - ADHOMUKHA SVANÁSANA

Adhomukha pode ser traduzido como "olhar para baixo" e svana é "cão". Por isso, este ásana é conhecido por alguns como a postura do cão. E eles fazem-na muitas vezes, ao espreguiçar!

- mãos à largura dos ombros. Perna direita alinhada com o braço direito, perna esquerda alinhada com o braço esquerdo.
- os pés devem estar paralelos. Deixar as pontas dos pés rodarem para fora, é um dos erros mais comuns.
- as pernas devem estar bem esticadas e os calcanhares, pressionados em direcção ao chão, mesmo que não cheguem ao chão.
- o pescoço fica completamente descontraído.
- o tronco é empurrado em direcção às pernas.
- a distribuição do peso nas mãos e nos pés, é muito importante. É muito comum ver pessoas que deixam que o peso fique do lado externo dos pés e do lado externo das mãos (junto aos mindinhos). Devem evitar que isso aconteça, para que o peso fique bem distribuído. Para tal, no que toca aos pés, devem pressionar em direcção ao chão o lado interno (lado do dedão) e, no que toca às mãos, fazer força contra o chão com a zona do polegar e do indicador. Isto faz toda a diferença no alinhamento de todo o corpo neste ásana.
- devem evitar também comprimir a coluna. Para isso, a bacia sempre encaixada, para que as costas fiquem rectas.

Este ásana acalma o cérebro, abranda o ritmo cardíaco, reduz a rigídez das omoplatas e ombros (sendo boa para quem tem artrite nos ombros), tonifica e alonga os membros inferiores (óptima para corredores, pois alonga e diminui rigídez dos calcanhares), etc.

Toca a pôr tudo isto em prática!

1 comentário:

  1. Assim farei , Catarina... Muito boa explicação. Vou ler bem e tomar atenção.

    ResponderEliminar