quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Tantas queixas...





Há uns anos atrás, uma amiga ofereceu-me de prenda de aniversário um livro chamado "Um Mundo Sem Queixas". Já não me lembro do nome do autor, mas foi um best-seller mundial, na categoria de livros de auto-ajuda, já que fez parte do Book Club da Oprah Winfrey.

O livro trazia uma pulseirinha. O objectivo era que a pulseira fosse um lembrete de todas as queixas que fazemos diariamente. A cada queixa, devíamos mudar a pulseira de braço. A meta era permanecer 21 dias seguidos, sem mudar a pulseira, ou seja, sem nos queixarmos de nada. Uma espécie de "jejum de 21 dias".

O livro começava com cartas de leitores a agradecerem ao autor e a partilharem a sua experiência. A maioria das pessoas dizia ter tido que recomeçar a experiência várias vezes, pois era extremamente difícil permanecer 21 dias sem qualquer queixa. Mas que, quando finalmente o conseguiram fazer, a vida delas mudou radicalmente. Bem, eu fiz a minha tentativa também. E, claro, não cheguei ao fim dos 21 dias, nem me apeteceu recomeçar do início até conseguir. No entanto, os dias em que andei a mudar a pulseira de um braço para o outro (foi pouco tempo, mas acho que por pouco não rebentei a pulseira, de tanto a mudar de lado!), foram os suficientes para tomar consciência de que me queixava muito, sobre muitas coisas: ou era sobre o tempo (porque se chove, quero sol, porque se está muito calor, quero fresco, etc), ou sobre a comida, ou sobre a vizinha, o cão, o gato, o piriquito.... Percebi que, desde as coisas menos importantes (de facto, a maioria delas, sem importância alguma!), até às situações mais sérias da vida, eu queixava-me muito. 

De todo o livro, retive uma frase. Não me lembro das palavras exactas, mas a idéia era esta: queixar sobre as coisas, é mais fácil que mudá-las. Mudar o que não está bem, implica responsabilizarmo-nos pela nossa vida, segurar as rédeas, aceitar as consequências das nossas acções. Obriga a definirmos, realmente, o que queremos e a sairmos da nossa zona de conforto, enfrentando todos os nossos medos. 

Queixar é mais fácil... Por vezes, queixamo-nos tanto de certas situações da nossa vida e nada fazemos para mudá-las. Ou porque acreditamos que não podemos fazer nada, ou porque "culpamos" alguém pelas circunstâncias em que estamos e esperamos que seja essa pessoa a mudar, ou porque nos sentimos umas vítimas da vida (porque dizem que a vida é madrasta?!) e vivemos os nossos dias zangados com Deus e o mundo... A lista poderia continuar. 

Há coisas que eu digo que quero. Mas depois questiono-me: "Será que queres mesmo, Catarina? Que andas tu a fazer para o conseguir? Um dia estás decidida, cheia de certezas e, no dia seguinte, já só vês obstáculos, a cabeça começa a fabricar todo o tipo de medos e de dúvidas e já nem sabes se queres mesmo o que dizias querer. No fundo, se fores honesta contigo, vais perceber que estás é com medo da mudança. Estás a arranjar pretextos para não te desafiares, para não "pulares" para o desconhecido." Esta foi a conversa que tive comigo durante a minha prática de hoje.

E como sei que não sou a única a ter que mudar a pulseira muitas vezes, decidi partilhar estes pensamentos.

Uma maior consciência, tráz uma maior responsabilidade. A liberdade dá muito trabalho. Queixar e não fazer nada para mudar, é muito mais fácil! Mas será que é o melhor?...







6 comentários:

  1. Maravilha, Catarina! O teu blog de hoje me caiu "como uma luva". Preciso desta pulseira urgente! nem que seja para descobrir que é difícil conseguir ficar sem muda-la por 21 dias! mas tentarei o mais que consiga! Obrigada por compartilhar teus pensamentos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nós atê sabemos tanta coisa na teoria.... ufa, que canseira :-)

      Eliminar
  2. Pois é Catarina! Como diz a Claudia, "como uma luva"...
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Passamos a vida à procura do "tesouro", damos a volta ao Mundo por ele e finalmente descobrimos que está bem dentro de nós e espalhado à nossa volta!
    Ainda não tinha dito hoje que gosto muito de ti pois não???!!! Então já está, Bjinhos Amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, hoje ainda não tinhas dito hehehe

      Beijinho meu bom amigo

      Eliminar