sábado, 14 de setembro de 2013

O que é o yoga para mim

Difícil traduzir o yoga em palavras... Mas uma das coisas que me vem à cabeça é "integração". A maioria das pessoas vive ligado ao mundo exterior, sem consciência da sua realidade interior. Para mim, o yoga significa viver mais consciente e plenamente. É um caminho, ao mesmo tempo um meio e um fim, que me permite "ir para dentro" e explorar a minha realidade interior. E quando unimos a "vida de fora" com a "vida de dentro", aí sim, VIVEMOS.
O yoga permite-nos ser genuínos! Não é porque somos praticantes que temos de falar, comer ou vestir de determinada forma. Se o yoga visa "descondicionar", cuidado para, ao começarem a praticar, não trocarem simplesmente uns condicionamentos por outros. O que mais importa, está para além de qualquer forma. O que não é o yoga para mim? "Ter de" comer, falar, vestir ou comportar-me de determinada forma. "Ter de" ouvir mantras ou música suave, comer tofu ou lentilhas, nunca perder a calma, deixar de dizer OLÁ e começar a dizer "Namaste" e um monte de outras coisas que muita gente parece pensar que é suposto, quem pratica yoga, fazer. Se fazemos isso porque vem de dentro, ok. Se fazemos isso porque é suposto...
A mudança vem de dentro para fora, não de fora para dentro. E o problema é que às vezes é tão difícil distinguir quando fazemos algo porque vem do coração, ou quando é apenas mais um condicionamento. E achamos que agora somos muito zen porque mudamos tanta coisa na vida, mas enquanto seres, continuamos no mesmo sítio, mas agora vestidos com roupas mais alternativas e a comer tofu. Caí nesta ilusão muito tempo!
Bem, acabei agora a minha prática e isto escapou-me pelos dedos. Hoje integrei duas coisas que acompanham a minha vida desde os 17 anos: a prática de yoga ao som da voz de Eddie Vedder. A banda sonora da minha vida :)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário