quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Yoga - vá para fora cá dentro

Há bocadinho, quando estava a terminar o meu relaxamento, veio-me à cabeça que o yoga é o verdadeiro "vá para fora cá dentro" :) sem que o corpo saia do sítio, é cada viagem para cada lugar fantástico! Incrível o universo inexplorado dentro de nós. Nestes momentos, gratidão é o que sinto :)

Hoje tive outro momento em que fui inundada por uma imensa gratidão para com esta maravilhosa vida, que é um milagre. Tão frágil, tão maravilhosa. De manhã, o despertador tocou as 6.15h... Claro que sou assaltada por todo o tipo de pensamentos do género: "hoje não vou dar aula" :) o sono e a preguiça jogam duro aquela hora da manhã. Mas depois de me levantar, especialmente em dias de sol, adoro começar o dia cedo, sentir a energia da manhã. Bem, para aproveitar o bom tempo, temos tido aulas no jardim da casa do meu aluno em Esmoriz. Aulinha ao som dos pássaros, a brisa leve, o sol na temperatura ideal...e hoje, uma música maravilhosa que ele escolheu para a aula. Ao fazermos a meditação, gratidão foi o que senti. Gratidão por estar viva, gratidão por poder vivenciar momentos de paz interior como aquele, gratidão por tudo o que a vida pôs no meu caminho até hoje e que me trouxe até onde estou e me fez ser quem sou. E já que digo que a gratidão é uma excelente prática de yoga, hoje comecei muito bem o dia :D

Claro que nós sabemos como são as nossas cabeças... Nem sempre sentimos coisas tão bonitas. Mas se só houvesse luz, não lhe daríamos valor :) se há alguma coisa permanente neste universo, é a impermanência das coisas. Tudo muda. Tudo passa. Tudo é diferente a cada instante, mesmo que não o percebamos. E isto não é mau. Na verdade, nem é bom, nem é mau. É a natureza da vida. Compete a nós fazer com que as mudanças sejam positivas ou negativas.

Não vemos a realidade como ela é. Vemos a projecção que a nossa mente tem das coisas. Esse é mais um dos convites do yoga: não intelectualizar, observar sem julgamento, para podermos VER sem influência do que a nossa mente está formatada para ver. Transformarmos a nossa mente "julgadora", numa mente "observadora".

Nem sei o que estou para aqui a escrever :) e se fosse ler o que está para trás, com certeza carregaria no delete :) tanto blá blá blá, quando o que queria mesmo dizer era isto: a cada instante, a nossa realidade interior muda. A cada instante, até o nosso corpo físico muda. Por isso, ao praticar, especialmente os ásanas, temos de estar presentes no "agora" e não projectar o passado no presente. Hoje fiz uma prática forte, estava cheia de força, até eu fiquei admirada. O corpo correspondia ao que queria, estava bem solto, a respiração tranquila. No entanto, ontem, foi o oposto. O corpo disse-me que estava cansadito :) optei então por uma prática mais suave, sem muitos execícios musculares, mais posições no solo, etc. Se ontem tivesse forçado e tentado fazer o que fiz hoje, não teria dado bom resultado. Talvez tivesse ficado dorida, o corpo ainda mais cansado e hoje não teria dado rendimento nenhum.

Por isso, sempre vos digo e continuarei a dizer nas aulas: não importa se em determinado exercício normalmente conseguem chegar com as mãos ao chão, com a barriga às coxas, etc. A cada prática, esqueçam as outras práticas e ouçam o que o vosso corpo vos diz nesse momento e não o que ele vos disse ontem. É comum ver pessoas fazerem mal os exercícios e estarem com o corpo mal alinhado, por essa razão. É a cabeça que decide onde vão chegar na posição e tentam lá chegar a todo o custo, mesmo que para isso tenham de estar todos tortos, a respirar mal e porcamente e a tremerem que nem varas verdes. Não façam isso... Sintam o vosso corpo, estejam presentes em cada momento, ouçam o que o corpo vos diz a cada instante. Há dias em que estamos mais fortes e flexíveis, há dias em que estamos tão duros que parece que engolimos um pau e com menos força.

Pratiquem com consciência, usem o bom senso, respeitem os vossos limites do momento, porque essa é a melhor forma de os quebrar. Não se iludam com a forma das posições, não se comparem com os outros colegas, não deixem que seja o ego a comandar a vossa prática.

Todo este texto podia reduzir-se ao último parágrafo hehehe
Boas práticas a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário