terça-feira, 15 de outubro de 2013

Que yoga praticas tu?

Às vezes fazem-me esta pergunta: "Que tipo de yoga praticamos?". É uma pergunta normal. Se nunca falo do assunto, é por esquecimento. Para mim não é assim muito importante dar nome às coisas. No entanto, é normal que alguns sintam curiosidade, especialmente numa altura em que se ouve falar em tantos yogas diferentes.
A palavra yoga é muitas vezes interpretada como “união”: do eu individual com o Eu Supremo (Self, consciência, atman...). A um nível mais simples, podemos falar em união corpo-mente.

No sentido técnico, yoga é o conjunto de técnicas espirituais desenvolvidas na Índia ao longo de milhares de anos e que é a base da civilização antiga indiana. O nome yoga também foi usado em tradições que se inspiraram no yoga indiano, como o yoga tibetano e japonês, por exemplo.


Mas o yoga não é algo estático. É como um "organismo" vivo. Ao longo destes milhares de anos, várias coisas foram modificadas. Isso levou ao aparecimento de várias escolas que representam diferentes visões e tradições. 

Seis grandes escolas destacaram-se:

  1. Rája Yoga
  2. Hatha Yoga
  3. Jñána Yoga
  4. Bhaktí Yoga
  5. Karma Yoga
  6. Mantra Yoga
Apesar de serem escolas diferentes, todas elas têm a mesma meta. Por isso, não há um yoga melhor que outro. Há quem se identifique mais com uns do que com outros, mas são todos YOGA e isso é que importa.
O hatha yoga é o que nós praticamos. A palavra hatha é composta por duas palavras: ha, que significa "sol" e tha, que significa "lua". Pode-se dizer que o hatha yoga tem como objectivo a união das energias solar e lunar, masculina e feminina, dentro de cada um de nós. 


O trabalho do hatha yoga é um “processo” de preparação através das várias técnicas: shatkarma (as acções ou técnicas de purificação), que purificam os elementos; os yamas e niyamas, a parte ética do yoga, que purifica a todos os níveis; os ásanas, que purificam e fortalecem a estrutura do praticante; o pránáyáma, que purifica e expande a energia vital e a meditação, que purifica a mente.

Muitos dos métodos de yoga de que se ouve falar hoje em dia, são hatha yoga. É o caso do Ashtanga Vinyasa Yoga, Iyengar Yoga, Power Yoga, Sivananda Yoga, Satyananda Yoga, Yoga Integral, Yogaterapia, kundaliní Yoga, etc.

Resumindo, o yoga que praticam é hatha yoga. Quanto ao método... não sigo nenhum em específico. Bebo na fonte onde a água é fresca :) baseio o meu trabalho em ashtanga, iyengar, kundaliní...enfim, um bocadinho de tudo e faço a minha própria composição :)


Seja qual for o tipo de yoga, ou o método, o importante é que pratiquem. E lembrem-se, há pessoas diferentes, logo, há métodos diferentes. Não falem do yoga como quem fala de futebol hehehe "o meu yoga é melhor que o teu", "o meu yoga é o melhor do mundo", "o meu yoga é o mais verdadeiro"...enfim, esta atitude de yoga não tem muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário